metodologia cientifica
DIFERENTES MEIOS DE
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
TRABALHOS ACADÊMICOS
Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever.
(Clarice Lispector)
O principal motivo para um pesquisador escrever é o de expressar os resultados de pesquisas, reflexões e estudos que realizou, por solicitação dos professores ou espontaneamente, por isso deve pensar em comunicar de forma clara, precisa e objetiva.
Conforme Lakatos e Marconi (2009, p.236):
Os
trabalhos
científicos
devem
ser
elaborados
de
acordo
com
normas
preestabelecidas e com os fins a que se destinam. Serem inéditos ou originais e contribuírem não só para a ampliação de conhecimentos ou a compreensão de certos problemas, mas também servirem de modelo ou oferecer subsídios para outros trabalhos.
E complementa (Lakatos e Marconi, 2009 apud Salvador, 1980, p.11) informando que, um trabalho científico; deve permitir a outro pesquisador:
82
a.
Reproduzir as experiências e obter os resultados descritos, com a mesma precisão e sem ultrapassar a margem de erro indicada pelo autor; b.
Repetir as observações e julgar as conclusões do autor;
c.
Verificar a exatidão das análises e deduções que permitiram ao autor chegar às conclusões.
Devemos ainda atentar na padronização dos trabalhos acadêmicos. Entre as várias vantagens de se padronizar a estrutura de um documento temos a da profissionalização, manifestada pela boa aparência e legibilidade e revelar aos leitores a organização, a coesão e mesmo a competência de quem elaborou.
O aspecto mais crítico da não padronização diz respeito a deficiências de comunicabilidade do texto. Não se pode ignorar que a eficiente redação pressupõe habilidades específicas de quem escreve, e não somente a observação de normas de padronização, mas, esta sem dúvida, auxilia na elaboração de textos objetivos, coerentes, limpos e mais comunicativos.
De tão importante, a padronização tem