metodologia científica
___________________________________________________________________
José dos Passos Soares Lima1 passoslima0317@hotmail.com Metodologia Jurídica (Resenha crítica)2
Eva Maria Lakatos era graduada em Administração e pós-graduada em Ciências Sociais. Mestre e Doutora em Filosofia (Metodologia Científica) e livre-docente em Sociologia, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde foi vice-diretora. Marina de Andrade Marconi é graduada em História, Pedagogia, Estudos Sociais e Educação Artística doutora em Ciências (antropologia) pela faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca- UNESP.
O Livro resenhado, Fundamentos da Metodologia Científica, no Capitulo 7, Metodologia Jurídica. O livro apresenta uma introdução geral às disciplinas Metodologia Científica e Métodos e Técnicas de Pesquisa, enfocando procedimentos didáticos, aspectos do conhecimento científico, técnicas de pesquisa e aspectos metodológicos dos trabalhos tanto escolares quanto científico. Demonstra que, apesar da existência de uma adaptação mútua entre teorias e instrumentos utilizados para enuncia-las, a metodologia científica não se perde no estudo das primeiras, mas evidência sua formação a passos concretos.
Metodologia Jurídica engloba métodos, didática e trabalho científicos. É um procedimento por meio do qual se estabelece o objetivo que deve ser controlado pelo método que indicará as bases, o fundamento da sistematização jurídica. São Vários os métodos utilizados para o estudo de um problema, entre eles podem ser citados: o indutivo, o dedutivo, o hipotético-dedutivo, o dialético, o fenomenológico e outros. Os métodos estudados neste capitulo são: O indutivo, onde a conclusão está para as premissas, como o todo está para as partes. De verdade particulares concluem-se verdades gerais e o dedutivo é o raciocínio que parte do geral para