Diversos
2° Ciclo / Módulo B
Resenha do Livro Gestão da Cultura Corporativa
III Capitulo
Contagem/ MG
2º Semestre/2012
RESENHA
O aumento e estabilidade da cultura corporativa de auto desempenho fazem com que a empresa alcance, ao longo do tempo inigualável vantagem competitiva. A obtenção desta vantagem competitiva requer que a cultura de uma empresa se torne densa, com alto grau de valores compartilhados pelas pessoas e ao mesmo tempo flexível e capaz de internalizar continuamente valores que levem a organização aos crescentes desafios que o ambiente externo lhe expõe.
Embora a tarefa de revaloração da cultura de uma empresa seja simples é bastante complexa na sua execução. Não é complicada a ação de preservar o núcleo da cultura, revitalizando de quando em quando, ao mesmo tempo em que estimula a internalização de novos valores. Porém a cultura organização não tem caráter lógico, matemático, ao contrario se mostra muitas vezes de forma subjetiva. Portanto a revaloração qualitativamente a cultura de uma empresa significa atuar em duas dimensões: * Ressignificação dos valores culturais: a ressignificação de um valor cultural pode ser adquirida mediante a apresentação de um critério antigo a partir de outro ângulo, que lhe de nova aparência e permite a reorientação da percepção de pessoas e grupos. Exemplos: 1) Delegação de poderes X Empowerment; 2) Consultor interno/mentor X Coach; * Obsolescência planejada de valores culturais: a obsolescência planejada de um valor da cultura da empresa pode ser alcançada por meio de um processo de análise e de convencimento coletivo. Exemplos: 1) Individualismo X Trabalho em equipe; 2) Eficiência X Efetividade organizacional.
O programa de revaloração da cultura corporativa requer a sensibilização da alta administração da empresa, por meio de entrevistas e muito especialmente de workshops de forma que os altos