Didática
Objetivos da disciplina * Objeto de estudo da Didática; * Trajetória histórica da Didática; * As tendências pedagógicas e as práticas educativas; * Elementos do processo de ensino: planejamento; relação professor-aluno; * Currículo e cultura escolar; estratégias didático-metodológicas; * Avaliação da aprendizagem; * O professor e sua formação; * Projetos;
Teoria pedagógica: Orienta a ação educativa escolar mediante objetivos, conteúdos e tarefas da formação cultural e científica, tendo em vista exigências sociais concretas.
Ação educativa: realiza-se pela atividade prática do professor, de modo que as situações concretas requerem o “como” da intervenção pedagógica.
Papel da Didática: Pensar sobre Como ensinar algo (e por quê?). Como manter o vínculo entre aluno, professor e conhecimento; Como avaliar a construção e a transmissão de conhecimentos; Selecionar conteúdos e métodos; Despertar o gosto pelo estudo e pesquisa; Formar sujeitos autônomos.
A Didática e sua história: Ligadas ao aparecimento do ensino. A ação de ensinar pode ser entendida como uma atividade planejada e intencional que indica um longo caminho entre o propósito e sua realização. A Didática é uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino por meio de seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem – para, com o embasamento numa teoria da educação, formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores. É, ao mesmo tempo, uma matéria de estudo fundamental na formação profissional dos docentes e um meio de trabalho do qual os professores se servem para dirigir a atividade de ensino, cujo resultado é a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos.
Saberes Pedagógicos: Conhecimentos científicos estão a Sociologia, a Filosofia, a Psicologia, a Antropologia, a História, a Política e também a Didática.
Área de estudo: Quatro pressupostos: 1. A educação como prática social é um processo construtivo e permanente de emancipação