O Monge e o Executivo - resenha
ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
EVERSON CHIVALSKI DE ALENCAR
Resenha
O MONGE E O EXECUTIVO
Trabalho apresentado à Universidade Presbiteriana Mackenzie em cumprimento às exigências da matéria de História da Ética Pastoral do curso de Teologia. Tendo como orientador o Prof. Carlos Cesar.
SÃO PAULO
2010
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante. São Paulo, 1998.
RESENHA
É um livro (144 páginas) com uma abordagem simples, clara e quase pueril sobre o tema liderança. Mas, o conteúdo é profundo, revolucionário e provocador. A proposta é liderança servidora, ou seja, é uma completa inversão do sistema atual de liderança empresarial.
O autor, James C. Hunter, é consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa estadunidense de consultoria de relações de trabalho e treinamento fundada em 1985. Como palestrante, professor e escritor (com aproximadamente 2 milhões de livros vendidos no mundo) atua principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários.
O livro é sucesso de vendas no Brasil, consta entre as diversas listas de livros mais vendidos do país. A linguagem, conforme dito anteriormente, é bastante simples e envolvente. Em forma de narrativa o autor apresenta uma história fictícia e, enquanto os personagens vivenciam suas experiências, o autor desenvolve seus argumentos sobre liderança.
A estória é sobre John Daily, um empresário, que apesar do sucesso financeiro se percebe impopular e infeliz. Na familia, no emprego e até no serviço voluntário (treinador de um time de beisebol) John é criticado, e se vê pressionado a participar de um treinamento de liderança promovido num mosteiro beneditino. No mosteiro, John e mais cinco participantes passam 7 dias sob os cuidados e o treinamento de Simeão (Leonard Hoffman), uma lenda empresarial conhecida por resgatar empresas em colapso que sumiu após a