Resenha do Livro Cidadania no Brasil
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
2 APRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA José Murilo de Carvalho é um dos mais importantes Historiadores brasileiros. nascido no dia 8 de setembro de 1939 na cidade de Piedade do Rio Grande, José Murilo de Carvalho saiu do interior de Minas Gerais para desenvolver uma grande carreira científica e acadêmica. Na década de 1960, formou-se em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, daí em diante, continuou sua formação fora do Brasil. Na década de 1970, foi para os Estados Unidos desenvolver os estudos do Mestrado e do Doutorado em Ciência Política na Universidade de Stanford, na Califórnia. No mesmo lugar, fez seu primeiro Pós-Doutorado, sendo o primeiro curso especificamente na área de História.
3 BREVE SÍNTESE DA OBRA
A Obra analisada, Cidadania no Brasil – O Longo caminho, capítulos I e II o autor traça uma trajetória desde a independência em 1822 até 1964 e tem por objetivo demonstrar que no Brasil a cidadania não ocorreu de forma plena, inclusive tratando o tema como complexo, pois não segue uma seqüência lógica no exercício dos direitos, como em outros países, bem como para o “cidadão” brasileiro esses direitos nunca foram alcançados em sua totalidade. José Murilo demonstra em seu trabalho que o fato de usufruir determinados direitos (Civis, Políticos e Sociais), não necessariamente garante o usufruto de outro, usando como exemplo o direito ao voto, pois mesmo exercendo esse direito, não há garantias de governos atentos aos problemas básicos da população, entre eles a educação, segurança, emprego etc. situação que ainda persiste em nossos tempos.
4 PRINCIPAIS TESES DESENVOLVIDAS NA OBRA Em 1822 - 1930 O autor retrata uma colonização violenta e voltada para a escravização e extermínio do povo