Resenha do livro Cidadania no Brasil
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 13° Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010, 240 p.
2. Apresentação do Autor e de sua Obra
José Murilo de Carvalho nasceu em Piedade do Rio Grande em 08 de setembro de 1839, é um cientista político e historiador brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras desde 2005. Junto com o jurista e professor Celso Lafer, é o único brasileiro a ser membro dessa Academia e também da Academia Brasileira de Ciências.
Professor da Universidade Federal de Minas Gerais e do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) por vinte anos, e também professor titular de História do Brasil no Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
3. Resumo da Obra
Introdução: Mapa da Viagem
Segundo José Murilo de Carvalho em sua obra Cidadania no Brasil: O Longo Caminho (pag. 07 á 13), não se diz mais “O povo quer isto ou aquilo”, diz-se “A cidadania quer”. Pois a cidadania virou gente.
Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos, os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não cidadãos.
Direitos são os direitos fundamentais a vida, a liberdade, a prosperidade, a igualdade perante a lei. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular de três direitos. É possível haver direitos civis sem direitos políticos, estes se referem a participação do cidadão no governo da sociedade. Quando se fala de direitos políticos é do direito do voto que se esta falando.
Os direitos civis garantem a vida em sociedade, os direitos políticos garantem sociedade, os direitos políticos garantem a participação na riqueza coletiva. Eles incluem o direito à educação, ao trabalho ao salário justo, a saúde, a aposentadoria.
CAPÍTULO I – Primeiros Passos (1822-1930)
Nesse capítulo iremos comentar os primeiros passos da História do Brasil que durou 108 anos que se inicia