africa socioeconomico
De modo geral, os países do continente africano apresentam baixo desenvolvimento e uma série de problemas socioeconômicos, como aqueles relacionados à saúde, à educação e à precariedade na qualidade de vida. Muitos desses problemas têm relação com o longo período de colonização e de exploração daquele continente, mas não podemos nos esquecer que diversas situações poderiam ser diferentes, caso houvesse interesse político; portanto, suas causas não devem ser atribuídas apenas ao passado de exploração.
Argélia e África do Sul são dois países que apresentam uma situação econômica superior à maioria dos países africanos, com significativo crescimento econômico. Mas, ainda assim, os problemas socioeconômicos se fazem presentes e esses países também apresentam dados preocupantes.
Isso se deve, entre outros fatores, à concentração de renda e à desigualdade social, pois embora as médias econômicas sejam relativamente elevadas, poucos têm acesso a bons rendimentos ou se beneficiam com as consequências do crescimento econômico.