Angola na sadc - vantagens e desvantagens
1.2. Conceitos Fundamentais
a) Conceito da SADC, Surgimento e desenvolvimento
1.3. Inserção da Angola
1.5. Objectivos da SADC
1.4. Prós e contras da inserção da Angola na SADC
1.5. Conclusão
1.6. Bibliografia
1) Introdução
A visão estratégica para o crescimento económico, social e financeiro tem levado com que vários Países tornam-se membro de uma organização que esteja geograficamente mais próximo e ofereça melhores política económica e de intercâmbio em prol de uma livre circulação de pessoas e bens.
O presente trabalho, elaborado com o intuito extrínseco de analisar os prós e contras da inserção da Angola na comunidade de desenvolvimento dos Países da África Austral e com a missão de analisar a integração e papel de cada País membro, sem isentar o desenvolvimento da organização e a sua importância para o desenvolvimento dos mais Países da região em via de desenvolvimento.
2) Conceitos fundamentais
a) SADC, Surgimento e desenvolvimento
A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) é uma organização regional de Países do sul do continente Africano que visa a integração e o desenvolvimento conjunto. São membros da SADC:
África do Sul, Angola, Botsuana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurício, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.
Criada e ampliada em 5 membros em 1992, a partir da Conferência para o Desenvolvimento da África Austral (SADCC), fundada em 1980, a SADC atualmente engloba todos os países da África Austral. Além de seu objetivo principal de construir uma área de mercado comum, a Comunidade visa ainda combater o preconceito racial nesta região do planeta. Dentre as dificuldades em comum destacam-se as rigorosas secas prolongadas, a disseminação do HIV e a pobreza. As desigualdades entre os países membros também é um factor preocupante. A SADC