Indicadores do Desenvolvimento
ALUNA: LAURA ESPÍNDOLA BORBA
SÉRIE: 3° ANO DO E.M; TURMA: A; TURNO: NOITE.
MATÉRIA: SOCIOLOGIA
ASSUNTO: OS INDICADORES DO SUBDESENVOLVIMENTO.
Indicadores Socioeconômicos e o Subdesenvolvimento
Principais Indicadores socioeconômicos:
Produto Interno Bruto (PIB).
É a soma de bens e serviços produzidos por uma nação no decorrer de um ano. Ajuda a medir a capacidade de produção de um país: quanto maior o PIB, mais rica é a nação.
Produto Nacional Bruto (PNB)
É a soma de bens e serviços produzidos por uma nação no decorrer de um ano, mais o capital nacional que está no exterior, de cujo valor é subtraído o capital que foi enviado para fora do país nesse período. Normalmente, os países pobres possuem um PIB maior que o PNB.
Renda per capita
É o PIB de um país dividido pelo número de seus habitantes. Não configura a realidade porque é uma estimativa média da renda anual de cada habitante.
Mortalidade infantil
Indica o número de crianças que morrem antes de completar um ano de idade, para cada grupo de l000 crianças que nasceram vivas. Quanto maior o índice de mortalidade infantil pior as condições sociais do país. Lembre-se de que é um valor médio.
Expectativa devida
É a estimativa do tempo de vida que os habitantes de um país deverão ter. Quanto melhores as condições sociais, maior a esperança ou expectativa de vida. Também é um valor médio.
Escolaridade
Mede o grau de instrução da população, Quanto mais tempo de estudo, melhores os indicadores sociais do país.
O índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
É considerado o indicador socioeconômico mais amplo e mais completo porque levam em conta três aspectos: a expectativa de vida, o grau de escolaridade e a renda per capita. O IDH é uma média dos valores que correspondem ao conjunto desses três aspectos e varia de O a l. Quanto mais próximo de l, melhor o IDH de uma nação. Analisando e comparando esses indicadores, é possível classificar os países em