desenvolvimento humano, indicadores e desenvolvimento continuo.
O desenvolvimento humano tem como fundamento principal, o desenvolvimento pessoal. O desenvolvimento humano baseia-se no aprendizado contínuo, pois ele é fundamental em um mundo de transformações muito rápidas. Em uma empresa de qualquer espécie, as pessoas são a alma e o caráter que dão os devidos resultados para as empresas, pois há a necessidade bem emocionalmente e intelectualmente.
O desenvolvimento pessoal, que pode ser considerado o pilar de uma boa estrutura pessoal, pode ser atrelado em uma empresa com o conhecimento técnico, pois com o aumento de conhecimento, aumenta-se a autoestima, e com isso, se tem a melhora contínua de produtividade.
Conhecimento técnico é obtido através de cursos, palestras, aulas e treinamentos, em cursos específicos dentro ou fora da empresa, sendo empregados com treinamentos no trabalho. Isso pode ser denominado como qualificação, a junção de duas vertentes relativas, o aumento de conhecimento e o emprego deste em atividades práticas. Com essas qualificações o colaborador recebe um certificado de mão de obra emitida pela a entidade devidamente registrada nos órgãos competentes da categoria.
O PNQC, programa nacional de qualificação e certificação de mão de obra de manutenção, desenvolvido pela EMBRACAM, tem sido cada vez mais utilizados por empresas que desejam qualificar seus colaboradores aumentando sua força de trabalho próprio e concentrada.
Figura 1 – Qualificação
“Não existe processo que atinja bons resultados se não for através de pessoas qualificadas, certificadas e motivadas. Esse é o mais importante fator crítico de sucesso”.
Alan Kardec
Figura 2 – Conhecimento
“Hoje, o recurso realmente controlador, o fator de produção, absolutamente decisivo, não é o capital, ou a terra, ou a mão-de-obra. É o conhecimento”
Peter Drucker
2. Constância de propósitos
Hoje para que uma empresa seja competitiva em um mercado cada vez mais aquecido, é preciso que seus lideres eliminem