Resenha do livro brasil cidades - urbanização
Docente: Juliana Pimentel
Disciplina: Questão Agrária e Urbana
Aluna: Bárbara Barbosa Roberto;
Atividade: Resenha
O presente documento tem o intuito de realizar uma resenha sobre o texto “Brasil, Cidades: Alternativas para a crise urbana. In: Na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras”, escrito pela autora Ermínia Maricato publicado pela Editora Vozes em 2001. No qual, faz a caracterização do intenso processo de urbanização/metropolização brasileira após o ano de 1940 através de dados urbanísticos e socioeconômicos. Assim como, algumas considerações críticas e analíticas sobre as origens deste processo com ênfase nos impactos da reestruturação produtiva internacional e do “ajuste” econômico, respectivamente dos anos 1980 a 2000.
]E a partir deste texto, a autora busca contribuir para o crescente desenvolvimento de um urbanístico crítico, pois este recusa a paralisia da ação propositiva. Sendo a produção deste documento produto de anos de dedicação ao estudo, pesquisa, prática profissional, atividades acadêmicas relacionados à área da habitação.
A respeito do processo de urbanização no Brasil a autora destaca a intensificação deste processo fazendo um comparativo quantitativo da década de 1940, no qual a população urbana atingia o total de 26,3% (18,8 milhões moravam na cidade) e no ano 2000 chega a 81,2% (138 milhões moravam na cidade). Diante disso, reflete que houve um grande movimento de construção de cidades e com isso as necessidades de transportes, saúde, energia, água etc. E que mesmo assim, não são respostas satisfatórias para as demandas existentes devido a este crescimento, porém de qualquer forma estes 138 milhões moradores residem em cidades, mesmo que improvisado.
A autora aborda que tal processo de urbanização é marcado pelas raízes do período colonial, porém somente se consolidou a partir da emergência do trabalhador livre, da