Motores eletricos em corrente alternada
O motor elétrico é um equipamento rotativo que funciona apartir da energia elétrica, a base do funcionamento desse motor é o eletromagnetismo, dentro da carcaça dos motores elétricos, estão dispostos ao redor do eixo que irá girar.
Os motores elétricos de corrente alternada dispõe de inúmeras vantagens sobre outros, tais como, fácil manuseio, fácil manutenção, mobilidade, limpeza, baixo custo e etc.
Funcionamento de motores elétricos de corrente alternada
O principio fundamental de todos os motores eletromagnéticos é a lei que diz que “há uma força mecânica em todo o fio quando está conduzindo corrente elétrica imersa em um campo magnético”. Isso significa que ao energizar as bobinas ou os imãs de um motor ele estará produzindo uma força mecânica que no caso seria o “torque”.
Torque é a rotação inicial de um motor elétrico de corrente alternada, o torque ou momento é a partida do motor, momento em que são produzidas forças de repulsão e atração que puxam e empurram fazendo assim girar as partes moveis do motor, depois que o motor chega a uma determinada velocidade esse torque volta a ser zero.
Como funcionam essas forças?Os pólos eletromagnéticos de um motor elétrico não permanecem estáticos, eles mudam de carga, fazendo assim existir continuidade de rotação no eixo do motor ou a parte que está imersa em força eletromagnética, fazendo esta girar todo momento que houver energia presente.
Monofásicos e trifásicos
Dentro dos motores de corrente alternada existe uma divisão entre motores monofásicos e trifásicos. Dentre as varias diferenças entre esses dois tipos de motores vale destacar que os motores monofásicos além de ter uma profunda diferença em relação aos trifásicos, necessitam de um capacitor para poder armazenar energia e dar o torque inicial no motor, pois sem isso não conseguem partir.
Motores de corrente alternada síncronos
O motor síncrono AC usa eletroímãs como estatores para fazer girar o rotor que é