Motores Eletricos Em Corrente Alternada
Um motor é um dispositivo que utiliza energia elétrica para produzir energia mecânica ou movimento. Os motores elétricos utilizam energia elétrica para girar. Qualquer coisa conectada a um motor elétrico vai aproveitar o seu movimento giratório. Objetos movidos por motores incluem tudo, de carros a relógios, de máquinas de lavar roupa até máquinas de costura.
Eletroímã
Quando a eletricidade flui através de um fio, ele cria um campo magnético. É possível criar um eletroímã enrolando um pedaço de arame, inserindo um pedaço de metal através da bobina e fazendo passar uma corrente elétrica através do mesmo. O eletroímã, como todos os ímãs, terá então um pólo norte e um pólo sul.
Imã gerador de corrente elétrica
Imagine que você tenha criado um eletroímã e que você o colocou entre os braços de um ímã ferradura. Por causa das propriedades do magnetismo, o eletroímã vai girar até que seu próprio pólo norte encontre o pólo sul do imã ferradura e até que seu pólo sul encontre o pólo norte do eletroimã. Em seguida, o eletroímã deve parar de girar.
Corrente alternada
Por definição, a corrente alternada (CA) muda o sentido de seu fluxo várias vezes a cada segundo. Devido a isso, se a corrente que passa pelo eletroímã é alternada, os pólos norte e sul no eletroímã continuam alternando também. Portanto, o eletroímã vai continuar a girar.
Com correntes alternadas, podemos inverter o sentido dos campos sem ter de usar escovas. Isto é bom, porque assim podemos evitar as faíscas, a produção de ozono e as perdas óhmicas devidas às escovas. Além disso, devido ao facto de as escovas fazerem contacto entre as superfícies em movimento, desgastam-se rapidamente.
A primeira coisa a fazer num motor AC é criar um campo girante. A AC normal das tomadas é uma corrente alternada de uma única fase – é uma diferença de potencial eléctrico sinusoidal gerada entre dois únicos fios – o activo/fase e o neutro. (Note que o fio de terra não conduz qualquer corrente excepto quando