Motor Elétrico
Componente: Leonardo de Oliveira Lins
Curso: Técnico em Metalurgia
Instituto de Ensino: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Especificação do Motor Elétrico
Onde quer que haja progresso, a presença do motor elétrico é imprescindível. Desempenhando um importante papel para a sociedade, os motores são o coração das máquinas modernas, por essa razão é necessário conhecer seus princípios fundamentais de funcionamento, desde a construção até as aplicações.
1. Motor Elétrico
Motor elétrico é a máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica
Vantagens:
Limpeza e simplicidade do comando;
Construção simples e custo reduzido;
Grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos.
1.2 Tipos de motores
Motores de corrente contínua
São motores de custo mais elevado e, além disso, precisam de uma fonte de corrente contínua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum em contínua. Podem funcionar com velocidade ajustável entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso, seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências compensam o custo muito mais alto da instalação e da manutenção.
Motores de corrente alternada
São os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Os principais tipos são:
Motor síncrono: funciona com velocidade fixa, ou seja, sem interferência do escorregamento; utilizado normalmente para grandes potências (devido ao seu alto custo em tamanhos menores).
Motor de indução: funciona normalmente com uma velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo, é o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de máquinas acionadas, encontradas na prática. Atualmente é possível o controle da velocidade dos