motores eletricos
Prezado professor,
Os motores elétricos são máquinas que transformam energia elétrica em energia mecânica. A conversão eletro-mecânica de energia se processa através da interação de campos magnéticos.
Caso a energia elétrica que alimenta o motor for de corrente contínua, o motor é denominado de motor C.C.; se a energia elétrica que alimenta o motor for de corrente alternada, o motor é denominado de motor C.A., podendo ser monofásico ou trifásico.
Os princípios básicos que explicam a operação dos motores C.C. e dos motores C.A. são os mesmos, e são conseqüentes das mesmas leis básicas (como, por exemplo, a lei circuital de Ampere, a lei da f.e.m. induzida de Faraday, etc.). Os motores C.C. e motores C.A. diferem entre si devido a detalhes de construção e características de funcionamento, mas os princípios que regem a operação são os mesmos.
Os motores mais largamente utilizados são os trifásicos, C.A., tipo assíncronos, também denominados de motores de indução. Atualmente o Brasil fabrica mais de 100.000 unidades/mês de motores de indução, desde potências de ¼ c.v até os motores de grandes sistemas de bombeamento de 10.000 c.v. O princípio de funcionamento desses motores fundamenta-se na indução eletromagnética proporcionada por um campo magnético variável atravessando os enrolamentos do rotor. Essa classe de motores corresponde a mais de 90 % dos motores instalados nos diversos setores de atividade industrial e residencial
2 HISTORIA DOS MOTORES
Tudo começa com o grego Tales de Mileto que, em 41 a.C. ao esfregar um pedaço de resina fóssil em um pano, a resina parecia atrair pequenos corpos, como fios de cabelo. Depois de muito tempo, cerca de quinze séculos, Mileto foi completado pelo físico e inglês da corte, William Gilbert, em 1600, descobriu que além da resina experimentados por Tales, muitos outros materiais poderiam atrair se fossem friccionados.
A partir desse marco muitos inventos surgiram. Foi em 1663, o alemão
Otto Von