filosofia
ALUNO: Jéssica de Araújo Mamede – Adm. – Turma B
TURMA:B
TEXTO 1:
Sorriso de mãe é um negócio tão perfeito, que a gente só mexe por amor à profissão. Neste caso transformando a palavra feminina em masculina ou melhor se testarmos com uma palavra feminina e fica AO, tem que ser usada a crase, se não é porque não se usa crase nesta frase.
Ex. “Assisti À peça de teatro“
Testando: “Assisti AO filme“ TEXTO 2:
À procura de dignidade
Clarice Lispector
[...] Foi abrir com a chave a porta do apartamento que teve vontade apenas mental e fantasiada de soluçar bem alto. Mas ela não era de soluçar nem de reclamar. De passagem avisou à empregada que não atenderia telefonemas. Foi direto ao quarto, tirou a roupa, engoliu sem água uma pílula e esperou que esta desse resultado. [...]
Na frase À procura de dignidade(titulo) neste caso ocorre uma locução prepositiva feminina: junção de a+ substantivo feminino + de .
Usa-se crase.
Na frase avisou á empregada neste caso a substuição de vogal "a" por para ou para a. Se aparecer para a, ocorre à crase.
. TEXTO 3:
DIREITO À FAMÍLIA Todas as crianças têm direito à atenção e ao carinho dos adultos, de preferência do papai e da mamãe. E as crianças que não tem uma família? Elas merecem uma proteção especial dos adultos, você não acha?
Neste texto temos dois exemplos de uso da crase
1º - Direito à família (titulo)
Quem tem direito, tem direito a algo ou alguma coisa, logo o uso da crase se dá devido a preposição + o artigo A.
Direto a alguma coisa. O quê
A família, a atenção.
2º - Todas as crianças têm direito à atenção... (texto)
Nas locuções que indicam meio ou instrumento e em outras nas quais a tradição linguística o exija, como à bala, à faca.
TEXTO 4:
Segundo o querido José Simão, colunista da Folha, a nova novela da Globo, intitulada “Amor à Vida”, “promete ser polêmica, tem até crase”.
Piada à parte, conhecendo a influência que as novelas exercem na