Nomes do renascimento
1.Introdução
O Renascimento é o período artístico presente neste trabalho, onde surgiram grandes artistas ao longo do mesmo. A intenção deste trabalho é inserir os artistas na corrente artística mostrando e comparando algumas obras.
Inicialmente existe uma contextualização socioeconómica da época seguida da descrição das obras escolhidas. As que são apresentadas acrescentam algo de novo ao mundo da arte ou então mostram a genialidade do autor.
Para alcançar este fim distingui os ilustres quadros “O Casal Arnolfini” de Van Eyck, “O Pagamento do Tributo” de Masaccio e “A Anunciação” de Leornado Da Vinci. Com estas obras conseguimos ter uma abordagem da transição do Gótico Flamengo para o Quatrocento até ao Alto Renascimento.
“Renascença italiana é “o surgir do individualismo, é o despertar da aspiração á beleza (…) e da felicidade de viver (…)”
2. Enquadramento teórico e conceptual
O período final da Idade Media sofreu grandes marcas por consecutivas crises e problemas sociais com relevantes consequências para as diversas sociedades da Europa.
Grande parte dos intelectuais refugiaram-se em Itália continuando a usufruir da cultura greco-romana. Dessa forma deu-se início a um processo de renovação cultural e artístico. O Homem tomou consciência de si e da sua função no mundo criando assim um novo espírito. As ideias greco-romanas foram redescobertas e reinventadas e houve uma forte evolução da mentalidade e da cultura europeia.
Deu-se uma passagem do tradicional teocentrismo – Deus está no centro do mundo – para o antropocentrismo – o Homem está no centro das motivações e interesses, é um modelo e referência para todas as coisas. Passa a existir maior racionalismo, espírito crítico tal como maior vontade de saber e curiosidade. Há uma valorização reforçada de conceitos como:
- Humanismo – movimento cultural fundamentado nas