quattrocento
Este movimento artístico começou a se manifestar na Itália, mais precisamente em Florença, cidade que a essa altura já tinha se tornado um estado independente e um dos centros comerciais mais importantes do mundo.
Em poucos anos, o renascimento difundiu-se pelas demais cidades italianas (período conhecido como quattrocento), para se estender pouco a pouco, em fins do século XV, ao resto do continente europeu, no chamado cinquecento, ou renascimento clássico.
As bases desse movimento eram proporcionadas por uma corrente filosófica reinante, o humanismo, que descartava a escolástica medieval, até então reinante, e propunha o retorno às virtudes da antiguidade.
Os historiadores dividem o Renascimento na Itália em três períodos: Trecento (século XIV), Quattrocento (XV) e Cinquecento (XVI).
O Trecento é a fase inicial do Renascimento. Principais expoentes: Dante Alighieri, Francesco Petrarca, Giotto e Boccaccio.
No Quattrocento, sobressai a escola florentina, impulsionada pelo mecenato dos Médicis. Dentre os artistas florentinos desse período destacam-se o arquiteto Filippo Brunelleschi, Donatello, Fra Angelico e Sandro Botticelli.
No Cinquecento foi construída a Basílica de São Pedro, no Vaticano, projeto do arquiteto Donato Bramante. Na pintura os nomes mais conhecidos são Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Michelangelo, Ticiano, etc.
O Renascimento é o nome que se dá ao período que vai do século XV ao XVI. Fundamentado no conceito de que o homem é a medida de todas as coisas, significou um retorno às formas e proporções da antiguidade greco- romana.
Este movimento artístico começou a se manifestar na Itália, mais precisamente em Florença, cidade que a essa altura já tinha se tornado um estado independente e um dos centros