Quattrocento
- Incentivo e financiamento a artistas, principalmente por parte dos mecenas.
- Destaque nas artes plásticas para utilização das técnicas de pintura a óleo.
- Rompimento com os principais aspectos das artes plásticas e literatura da Idade Média.
- Auge da Arquitetura, Literatura e Artes Plásticas do Renascimento.
- Busca da perfeição estética (realismo) nas esculturas e pinturas.
- Uso de elementos culturais e estéticos da cultura greco-romana.
- Mistura do moderno com o clássico. Principais artistas, escritores e suas obras: - Sandro Botticelli – importante pintor renascentista italiano. Suas principais pinturas são: Nascimento de Vênus, A Primavera e A tentação de Cristo.
- Leonardo da Vinci – um dos mais importantes e completos artistas do Renascimento Cultural. Suas telas mais importantes são: Monalisa (Gioconda), A Última Ceia, Leda e Madona das Rochas. Cinquecento (século XVI) Principais características: - Fusão de temas profanos com religiosos.
- Forte presença do humanismo na literatura, pintura e escultura.
- Foi um período em que o Renascimento se expandiu para outros países da Europa como, por exemplo, Holanda, Espanha, Portugal, França e Alemanha.
- Enfraquecimento no final do século XVI, principalmente na Itália, do movimento renascentista. Isto ocorreu em função, principalmente, das grandes descobertas marítimas, do movimento de Contrarreforma e atuação da Inquisição. Principais artistas, escritores e suas obras: - Maquiavel – escritor italiano que se destacou na análise política de sua época. É autor do famoso livro O príncipe, além da peça para teatro Mandrágora.
- Rafael Sanzio – pintor italiano, autor de Madona com o menino, Ressureição de Cristo e A Anunciação.
- Michelangelo – importante escultor, arquiteto e pintor italiano