Artigo Estudo De Col Ides
Carol Brandão (UNIFACS, carolinebrandao.01@gmail.com ), Cloves Cerqueira (UNIFACS, clovescerqueir4@gmail.com),
Ellen Susan (UNIFACS, ellensusanrobatto@hotmail.com ), Marcio Mascarenhas (UNIFACS, marcioarnold@gmail.com ), Sayle Ferreira ( UNIFACS, sayleferreira@outlook.com), Paloma Duarte (UNIFACS,)
Orientador: Cleber Cechinel (UNIFACS, cleber.cechinel@por.unifacs.br ).
Palavras Chave: Mistura, coloide, solução, homogêneo, heterogêneo.
Resumo
Os colóides são formados pela mistura de duas ou mais fases diferentes. A ciência dos coloides está relacionada com o estudo dos sistemas nos quais pelo menos um dos componentes da mistura apresenta uma dimensão no intervalo de 1 a 1000 nanômetros.
Introdução
No âmbito químico, existem dois tipos de misturas, a homogênea, quando substâncias que, ao serem inseridas num mesmo sistema entram em equilíbrio formando um único estado de agregação; e a heterogênea, quando a inserção de algumas substâncias num mesmo meio formam duas ou mais fases visíveis. Entretanto, existem substâncias em que o meio fica visivelmente homogêneo, mas heterogêneo em relação às partículas que o compõe (impossível de se detectar mesmo com o uso de um microscópio), a estas chamamos de soluções coloidais.
Para se entender melhor o que é uma solução coloidal, é necessário ter em mente que, uma dispersão (mistura) é classificada de acordo com o tamanho das partículas dispersas no meio, e dependendo deste tamanho, pode ser considerada ou não como uma solução coloidal. Para tal, a partícula precisa ter em média entre 1 a 100 nm, mais do que isso é chamado de suspensão, contendo partículas visíveis a olhos humanos, e menos é chamado de solução verdadeira.
Um meio coloidal remete ao fato de que há uma substância em menor quantidade contida em outra de maior quantidade, sendo respectivamente chamados de disperso e dispersante.
Classificação dos Colóides
Os colóides podem ser micelares, moleculares ou iônicos.
Colóides micelares: as