HISTÓRIA DAS IDE IA S p EDAGÓGICAS NO BRASIL
Resenhas
Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, jan./abr. 2009 ações afirmativas no Brasil e permanecem atuais, de tal forma que ainda se julga neces- sária a desconstrução das dicotomias raça/ classe e desigualdades raciais/desigualdades sociais. Para além, persistem as reflexões so- bre o sistema de classificação racial, e, evi- dentemente, ainda se faz sentir a cisão que o tema provocou na intelectualidade brasileira.
Tais persistências poderiam representar uma dificuldade de superação das questões aborda- das, mas esta seria uma afirmação ingênua. Na verdade elas indicam que ainda há uma agenda extensa com questões que não foram resol- vidas, ou ao menos absorvidas, pelo debate público sobre ações afirmativas, e mostram que esse não alcançou o seu ápice e que, tampouco, as reflexões produzidas sejam as únicas e últimas elaboradas.
Andréa Lopes da Costa Vieira
Doutora em Sociologia, Coordenadora do
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas
Públicas e Desigualdades Sociais, da Escola de
Serviço Social, da Universidade do Grande Rio andrea.lcosta@uol.com.br HISTÓRIA DAS IDE
IA
S p EDAGÓGICAS
NO BRASIL
(Col. Memória da Educação)
Dermeval Saviani
Autores Associados: Campinas, 2007,
492p.
O livro, que recebeu o prêmio Jabuti em 2008, na categoria Educação, constitui mais uma contribuição do professor Derme- val Saviani ao exame crítico do pensamento pedagógico brasileiro e é um fruto do amadu- recimento intelectual do autor. Não se trata de simples exposição ordenada de resultados de pesquisa. É, na verdade, resultante de uma vida de intensa elaboração da teoria da educação sob perspectiva crítica, de pesquisas e reflexões geradoras de novos conhecimentos difundidos em aulas, grandes conferências, muitos livros e artigos, na trajetória desse educador.
Oferecendo uma visão de conjunto das ideias pedagógicas na história da educação brasileira ao longo de cinco séculos, o texto discute suas implicações para a