blicas
Enquadramento do trilho para a Fajã da Caldeira de Santo Cristo………………………………..2
Pontos de atenção a ordenamento de território no PRC 1 SJO…………………………………….5
Conclusões extrapoladas para o PRC 1 SJO …………………………………………………….……………8
Bibliografia…………………………………………………………………………………………………………………..9
Enquadramento do trilho para a Fajã da Caldeira de Santo Cristo
A Ilha de São Jorge, situa-se no centro do Grupo Central do arquipélago dos Açores e tem 53 km de comprimento e 8 km de largura, sendo a sua superfíce total de 237,59 km² com uma população de 8997 habitantes (2011). Administrativamente, a ilha é constituída pelos concelhos da Calheta, com 5 freguesias, e Velas, com 6 freguesias. Possuí 3 vilas: das Velas, da Calheta e do Topo. Esta ilha é atravessada por uma cordilheira montanhosa que atinge a altitude máxima de 1 053 metros, no Pico da Esperança. A costa é em geral rochosa, com arribas altas e escarpadas.
A sua grande particularidade são as Fajãs, quase todas habitadas mas na maioria de acesso muito difícil. Na costa Norte, destacam-se a Fajã do Ouvidor, Fajã da Caldeira de Cima, Fajã da Ribeira da Areia, Fajã dos Cubres e Fajã da Caldeira de Santo Cristo. Na costa Sul, as mais apelativas são a Fajã dos Vimes e a Fajã de São João.
Esta ilha apresenta um perfil bastante alongado e bastante estreito que a torna única a nível do arquipélago dos Açores, dado que nenhuma outra apresenta semelhante característica. É uma ilha cujas Serras são muito elevadas nas vertentes voltadas para Norte, principalmente devido à forte e constante abrasão do mar e também porque este se apresenta nesta face da ilha bastante profundo. Estas características permitiram o surgimento da fajã que no caso da ilha de São Jorge e devido à sua quantidade é também caso único nos Açores.
A costa Sul apresenta-se com um declive muito menos acentuado, descendo quase com suavidade até ao mar. Nesta costa, muito mais baixa,