Natura
A Natura é a maior empresa da América Latina do ramo de cosméticos. No Brasil, ela bate de frente com a Avon na disputa pelo mercado nacional. Com o detalhe de que a Avon é multinacional, a Natura por sua vez, é 100% brasileira.
Esta empresa se destaca das outras, por suas particularidades no modelo de gestão e de visão do negócio. Essa particularidades, vem em grande parte da personalidade de seu sócio-fundador Luiz Seabra.
Ele acredita que o ser humano deve encontrar seu eu interior e ter uma relação harmoniosa consigo mesmo, com os outros e com tudo mais existente no mundo.
Luiz tem seu lado místico bastante aguçado e acredita que sua intuição pode indicar a qual caminha seguir. Falando assim, parece que a Natura chegou a modelo internacional de gestão, baseado apenas no misticismo e na sorte.
Não foi isso que aconteceu. Mesmo sem ter freqüentado, as melhores escolas de Administração, Seabra, por ter começado a trabalhar desde cedo, adquiriu vasto conhecimento prático de como administrar uma empresa.
Além disso, uma das características mais marcantes, é a venda direta, fato que leva a Natura a ser somente fabricante e distribuidora, não dispondo de lojas, e os responsáveis pelas suas vendas, são os consultores. Vendedores, que atendem determinada região, e vão de casa em casa, atendendo pessoalmente as necessidades de cada consumidor, e criando um vinculo de quase amizade com o freguês.
Por toda essa sinergia de seu fundador, a Natura se tornou uma empresa que está em constante adaptação, procurando atender as necessidades do seu fiel mercado.
2.Bens e serviços que produz e comercializa
Como empresa fabricante e distribuidora de cosméticos, a Natura trabalha com a mais variada gama de produtos relacionados ao cuidado com a beleza.
Inicialmente começaram com produtos apenas para o rosto, cabelo e corpo. Mas depois de algum tempo, visando atender as necessidades do mercado, entrou no ramo de maquilagem e perfumaria.