renascimento cientifico
O QUE É 0
Quando tratamos de períodos históricos marcantes lembramos do Renascimento, que se configurou também como um Renascimento Científico. Dizemos isso porque ao tratarmos de renascimento lembramos automaticamente do renascimento cultural, comercial, econômico e da autonomia que o homem ganha nesse período, mas deixamos de lado uma das mais importantes faces do renascimento, que é o científico.
De maneira geral vamos dar uma relembrada no que foi o período do Renascimento. Bom, ele tem início a partir das profundas mudanças pelas quais a Europa passou no final da Idade Média, que se refletiram no plano cultural, científico e econômico como uma verdadeira revolução. O Renascimento iniciou-se na Península Itálica no século XIV e se estendeu até o começo do século XVII por toda a Europa.
Na Idade Média grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à Igreja. Seus temas e valores, em geral, tinham cunho religioso, como fatos relatados pela Bíblia e a vida dos Santos. Com o Renascimento, a arte e o saber voltaram-se para a realidade concreta, para as pessoas e para as suas capacidades de transformar o mundo, neste momento as capacidades físicas e intelectuais do Homem são enaltecidas.
Dentro do que podemos chamar de Renascimento Científico estão principalmente as descobertas nas áreas da física, astronomia e a criação de instrumentos como a bússola, que impulsionou as “Grandes Navegações’, foram criados mapas que também auxiliaram as rotas do navios. Todo esse aparato técnico-científico ficou consagrado e tem como símbolo maior a Escola de Sagres, em Portugal.
Grandes nomes do Renascimento Científico
Grandes nomes ficaram marcados na História do Renascimento Científico, como Copérnico, Galileu, Leonardo da Vinci, todos deram grandes contribuições para a ciência que na época mudaram as perspectivas de pensamento, que por sua vez, impulsionaram estudos subsequentes. Da