Renascimento Cultural E Cientifico
O Renascimento foi um movimento ocorrido durante a Idade Média em transição com a Idade Moderna nos anos de 1300 - 1650. Movimento cientifico-cultural ocorreu na Europa. A burguesia buscava nesse período patrocinar artistas, intelectuais e cientistas, valorizar as novas ideias e conseguir conquistar prestígio social.
O Renascimento significou uma nova arte, novas mentalidades de pensamento e a representação do mundo e dos seres humanos. Alguns dos grandes Artistas:
Giotto: (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos precursores do Renascimento.
O sacrifício de Joaquim Adoração dos Magos
Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura. Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).
A Criação de Adão Adão e Eva
Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.
Leonardo da Vinci (italiano) Escultura de Nicolas Coustou,
Escritores:
Luís de Camões :(1524-1580). É considerado o maior poeta da língua portuguesa. Sua obra-prima, Os Lusíadas, é um poema que conta a viagem do grande navegador português Vasco da Gama ás Índias.
Miguel de Cervantes: (1547-1616). A principal obra deste grande escritor espanhol foi Dom Quixote.
Cientistas
Nicolau Copérnico (1473 – 1543) – seus estudos astronômicos revolucionaram os conhecimentos científicos da época, pois mostravam que era a Terra que girava em torno do Sol e não o contrário, como se acreditava anteriormente. O heliocentrismo (o Sol no centro do Sistema Solar) não foi aceito pela Igreja, porém se tornou referência para o estudo dos astrônomos nos anos posteriores.
Galileu Galilei (1564 – 1642) – importante físico, astrônomo e matemático