Elementos da comunicação
Atualmente, a lingüística moderna define a linguagem como manifestação de algo mais específico: a língua. A linguagem pertence ao domínio individual e social, porque é propriedade inata ao ser humano e é social, porque só existe em sociedade. Sendo assim, a linguagem é compreendida como expressão do pensamento e veículo de comunicação social e pode referir-se à linguagem dos animais, à música, dança, pintura, mímica etc., assinalando que cada uma dessas linguagens tem suas especificidades de manifestação.
CONCEITOS BÁSICOS
O lingüista Ferdinand de Saussure, considerado o pai da lingüística moderna, separa a linguagem em Língua e Fala. A língua, para Saussure, é “um sistema de signos” – um conjunto de unidades que se relacionam dentro de um todo e é a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo; não pode ser modificada pelo falante e obedece às leis do contrato social estabelecido pelos membros da comunidade. A fala é um ato individual; resulta das combinações feitas pelo sujeito falante utilizando o código da língua; expressa-se pelos atos de fonação necessários à produção dessas combinações
CONCEITOS BÁSICOS coletiva e está à disposição de todos os falantes da comunidade.
A língua obedece a padrões criados pela própria comunidade, logo, um falante não pode modificá-la. Ela serve a toda a comunidade e não a um membro isolado. É a parte social da linguagem.
A fala, ao contrário, é individual, representa o uso particular que se faz da língua. O falante tem a liberdade de buscar na língua os recursos que ela oferece e combinar esses recursos, conforme suas necessidades e intenções. E é por isso que a fala é individual e tem caráter dinâmico e a língua é coletiva e tem caráter mais fixo.
O que é comunicar?
COMUNICAR é estabelecer uma relação com alguma coisa ou alguém, transmitindo sinais através de um código que pode ser convencionado (linguagem humana) ou natural (sinais fisiológicos: dor, febre etc.).
O processo de Comunicação
Processo