Relat rio da visita ao supermercado popular TD
Local visitado: Mini Mercado Extra, localizado na Av. Vital Brasil próximo ao metrô Butantã.
Itens a serem observados (relacionados às frutas):
Sobre a distribuição das frutas, estas estavam logo na entrada do mercado. Todas se encontravam no mesmo setor estando, portanto, muito próximas. Estavam bem separadas entre si, estando, a maioria, contidas em espécies de caixotes.
Algumas dessas frutas estavam conservadas por refrigeração localizadas, então, nas geladeiras adaptadas ao mercado enquanto observou-se que outras eram conservadas a temperatura ambiente.
Relacionado a datas de validade, estas estavam presentes naquelas frutas as quais estavam embaladas que eram, geralmente, as refrigeradas – com exceção de laranjas embaladas que se conservavam a temperatura ambiente-. Do contrário, as frutas não embaladas (maioria das que são conservadas a temperatura ambiente) não continham tal informação.
Desse modo, podemos ver a importância da embalagem não só como meio de proteção para os alimentos, mas também como meio de propagar de informações sobre eles, o que é muito importante ao consumidor que passa a conhecer melhor aquilo que se compra.
Sobre as formas de comercialização dos alimentos analisados, encontramos as formas In natura e alguns semi processados por serem embalados e, alguns, selecionados como as uvas, por exemplo.
As frutas eram apresentadas de três formas diferentes: algumas se apresentavam contidas em saquinhos, outras em caixinhas e ainda existiam aquelas a granel.
Essa diversidade de formas de apresentação das frutas acaba sendo de grande importância já que ,assim, o consumidor tem um material mais amplo a se escolher. Assim, pode escolher produtos mais práticos como os apresentados contidos em saquinhos, já que, geralmente já estão pré lavados e selecionado, ou seja, são mais “cômodos” ao consumidor que vive no mundo atual da “correria”; ou até mesmo nos casos a granel em que o consumidor pode escolher,