Elementos da Comunicação
Ainda segundo Melo, os elementos da Comunicação são compostos dos seguintes itens:
Emissor ou fonte: quem envia ou emite a mensagem;
Receptor: quem recebe a mensagem enviada, podendo ou não compreendê-la;
Mensagem: é o conteúdo do que é transmitido, ou seja, as informações em si;
Código: é o conjunto de signos organizados sob determinadas regras (desenhos, linguagem escrita, gestos) utilizados na elaboração de uma mensagem;
Canal: meio pelo qual é enviada ou transmitida a informação;
Contexto: é sobre o que se refere a mensagem.
É importante que emissor e receptor conheçam o código usado para a transmissão de uma mensagem. Não adianta enviar uma informação em russo se o destinatário não conhece a língua, por exemplo. Outro fator que ajuda na compreensão de uma mensagem é o uso de canais adequados para transmitir as informações. Um telefone comum (sem recurso para surdos), por exemplo, não é um bom canal de comunicação para pessoas que não ouvem. E vale lembrar, ainda, que a ausência de ruídos na hora do processo de comunicação também é importante para o sucesso da comunicação. Segundo a professora e consultora pedagógica Sueli Amaral:
Nem sempre a troca de informações é bem sucedida. Denomina-se ruído aos elementos que perturbam, dificultam a compreensão (...), como por exemplo, o barulho ou mesmo uma voz muito baixa. O ruído pode ser também de ordem visual, como borrões, rabiscos etc. (cf. em http://educacao.uol.com.br).
2.2. TIPOS DE COMUNICAÇÃO
2.2.1. COMUNICAÇÃO VERBAL
A comunicação verbal consiste em tudo aquilo que é dito (no rádio, televisão, debate, diálogos, etc.) ou escrito (em jornais, revistas, livros, bilhetes, etc.). Tais como: desejos, emoções, opiniões, valores, etc.
2.2.2. COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL
A comunicação não-verbal consiste em se expressar por gestos, postura, expressão facial e contato visual.
3. A COMUNICAÇÃO INTEGRADA
É o