A evolução tecnológica na 2 ª guerra mundial
É durante os conflitos armados que podemos observar os maiores avanços na tecnologia. Muitas tecnologias impressionantes como tanques, navios, aviões e novas armas foram inventadas durante a Segunda Guerra Mundial, algumas chegaram mesmo a ser utilizadas. Outras, porém, acabaram por ser aperfeiçoadas mais tarde e entraram ao serviço anos após o fim do conflito, pela mão de outras potências.
2. As Invenções que mudaram o rumo do maior conflito armado da história
A motivação extra para ganhar e a investigação em algumas áreas, leva a progressos extraordinários que, se não fossem o esforço de guerra, levariam décadas a serem alcançados. A segunda grande guerra mundial não foi uma exceção. Alguns dos mais notórios avanços, tiveram a sua gênese na investigação alemã durante este conflito, como por exemplo, o programa espacial Russo e Americano na década de 60.
A maior parte de nós já assistiu a programas sobre as armas secretas do regime nazista que, se tivessem entrado em cena noutro momento, poderiam ter invertido o rumo e o desfecho da segunda guerra mundial. A Alemanha desde muito cedo se assumiu como uma nação cientificamente superior, o que lhe valeu um avanço significativo na tecnologia militar utilizada nas primeiras fases do conflito. Talvez por pensar que a guerra já estava ganha, Hitler colocou uma menor ênfase no desenvolvimento bélico ao longo da guerra, o que acabou por se verificar decisivo na fase final. Quando a maré se inverteu, a Alemanha voltou novamente a virar-se para a investigação de armas altamente sofisticadas, num ato desesperado de voltar a virar o rumo do conflito.
2.1 Na Terra, a nova arte da guerra – Exército
O impacto da tecnologia sobre as operações terrestres: o “conflito de mobilidade”, transformando radicalmente a arte da guerra. O complexo industrial bélico, a evolução dos blindados, da artilharia e das armas automáticas da Infantaria: o diferencial tecnológico no