EVOLUCAO GEOPOLITICA 2
Profª vera Lucia Rodrigues
O Conceito de Geopolítica: Uma Aproximação Histórica e Evolutiva (2ª Parte)
A Guerra Fria e a “Nova ordem Mundial”
A Geopolítica da Guerra Fria, ou Geopolítica Ideológica
1. Após a 2.ª Guerra Mundial, a imaginação geopolítica centrou-se muito mais explicitamente à volta das concepções em competição em como organizar melhor a política internacional. Os valores, mitos e frases feitas retiradas das experiências dos dois Estados vitoriosos, definiram e determinaram os termos da imaginação geopolítica do período.
2. De 1943 a 1947, sob a ditadura de Stalin, a URSS construiu uma economia militar formidável que requeria como premissa a existência de uma ameaça externa de grande envergadura. Do lado americano, o governo demonstrou querer patrocinar, a partir da mesma altura, uma ordem internacional de liberalismo econômico, no qual as despesas militares forneceriam um aparelho de proteção para o comércio internacional em expansão. No final, as condições domésticas de cada um dos Estados minaram o estatuto global de cada um. Nos anos 80 a economia soviética não conseguiu fornecer nem o equipamento militar, nem padrões melhores de vida para a população, à medida que o Partido Comunista e a sua liderança mergulhavam na complacência. Para os EUA, a internacionalização teve sucesso. O conflito global da Guerra Fria serviu para trazer Estados importantes como a Alemanha e o Japão para o lado dos EUA e para definir duas esferas de influência geopolítica, nas quais cada um aceitava o domínio do outro. Os EUA e a URSS permaneceram agarrados a filosofias anti-colonialistas, mesmo estando empenhados numa competição imperial. Tinham de tentar ganhar amigos e influência, para alargar as suas esferas de influência.
3. Neste cenário, a Geopolítica ideológica desenvolveu as características principais seguintes: um conflito central sistêmico e ideológico sobre a organização político-econômica; três mundos de