Trabalho De Planejamento E Informa O
De
Planejamento e Informação
Métodos e Técnicas de Planejamento
Discentes:
- Alexandrina Amorim
-Arilson Castro
-Cosmo Danyelson
-Joelma Benedita Dias
-Laura Regina Dias
-Valdirene de Oliveira
Docente:
Wilson Araújo
1. Planejamento Estratégico: O que é?
Planejamento Estratégico é o processo contínuo de tomar decisões empresariais (envolvendo risco) no presente, de modo sistemático e com o maior conhecimento possível de seu futuro; é organizar sistematicamente os esforços necessários para que se cumpram essas decisões; e é medir os resultados dessas decisões contra as expectativas através de uma retroalimentação sistemática e organizada. Como tal, o planejamento, seja a curto ou em longo prazo, não é nada de novo. É o cumprimento organizado de uma antiga tarefa. Mas nós aprendemos que tarefa alguma poderá ser realizada se não estiver organizada. Acima de tudo, raramente se tornará uma realização se não for feita intencionalmente.
1.1 Planejamentos Estratégicos: O que não é?
Planejamento Estratégico não é uma caixa cheia de truques, nem um monte de técnicas. É raciocínio analítico e a apropriação de recursos para a ação. Quantificar não é planejar. Para haver certeza, usam-se rigorosos métodos lógicos até onde for possível.
O planejamento estratégico não é previsão. Não é orientar nem dirigir o futuro. Qualquer tentativa nesse sentido é fútil: o futuro é imprevisível. Se alguém ainda se ilude achando que o homem pode fazer previsões além de um futuro muito próximo, que olhe as manchetes dos jornais de ontem, e se pergunte quais poderia ter previsto a uma década.
O planejamento estratégico não trata de decisões futuras. Trata do que há no futuro nas decisões do presente.
As decisões existem somente no presente. O problema enfrentado por quem toma decisões não é o que a sua organização deve fazer amanhã.
O planejamento estratégico não é uma tentativa de eliminar o risco. Não é nem uma tentativa de minimizar o risco.
Tal tentativa só pode levar a