Extra O Liq Liq
LUÍS FELIPE DE SOUZA PARENTE
MONIQUE DE PAULA SOBRINHO
ROBSON CARLOS OLIVEIRA
THIAGO FERREIRA OLIVEIRA
WILKER ADRIANO MELO PIO
Extração líquido-líquido
Relatório de Química Analítica II Experimental apresentado ao curso de Química bacharelado da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos avaliativos.
Profº Alexandre Correa de Lima
Mogi das Cruzes, SP
Março 2015
1. OBJETIVO
Extrair compostos orgânicos utilizando a técnica de extração: líquido-líquido aplicando os conceitos de polaridade e efeito do pH.
2. INTRODUÇÃO
Um dos métodos analíticos para separação é da extração por solvente. Onde há a transferência de um soluto presente em uma fase para outra fase. Objetivando a concentração ou isolação do analito de interesse.
HARRIS (2005, p.539) afirma que “[...] Solventes orgânicos de baixa polaridade geralmente são imiscíveis com a água, uma substância altamente polar.”
[ENRIQUECER A INTRODUÇÃO]
CITAR SOBRE TECNICAS DE SEPARAÇÃO, SOBRE A CAFEÍNA, SOBRE O ÁC.SALICÍLICO, SOBRE POLARIDADE E/OU Ph do ác. Com o HCL.
3. PROCEDIMENTO
Dissolveu-se um grama de cafeína anidro e um grama de ácido salicílico em um béquer de 100mL com 20mL de Clorofórmio. Após a dissolução colocou-se a mistura em um funil de bromo, adicionou-se Bicarbonato de sódio 0,5mol/L e foram feitas cinco inversões aliviando a pressão através da válvula. Alguns minutos em repouso e a fase aquosa foi separada da orgânica, cada uma em béqueres de 100mL. A fase orgânica foi levada a chapa de aquecimento até a completa evaporação do solvente. Adicionou-se 5mL de Ácido Clorídrico P.A. à fase aquosa e filtrou-se.
4. RESULTADOS
Durante o preparo da extração líquido-líquido é importante ressaltar que inverter o funil de bromo após a adição do Bicarbonato de Sódio é o modo adequado para aliviar a pressão dos gases. A adição do clorofórmio fez com que houvesse uma melhor dissolução da cafeína com o ácido salicílico. O Bicarbonato de sódio em