GEOPOLITICA
GEOPOLÌTICA – DEFINIÇÃO
Geopolítica tem o objetivo de fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento políticos dos países usando como parâmetros principais ás informações geográficas. Visa também compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e as principais questões políticas da atualidade.
A problemática geopolítica não mais se identifica como "uma única disciplina", seja a Geografia, a Ciência Política ou a Estratégia Militar, e sim como "um campo de estudos".
Novas geopolíticas
Globalização, Conflito árabe-israelense, influência dos Estados Unidos no mundo atual, Nova Ordem Mundial, Países emergentes, China e sua influência, uso dos recursos energéticos no mundo, etc. Histórico
A expressão geografia política existe há séculos. Mas considera-se que geografia política moderna nasceu com a obra Politische Geographie [Geografia Política], de Friedrich RATZEL, publicada em 1897. Ratzel, na verdade, não criou o rótulo "geografia política"; ela apenas redefiniu o seu conteúdo, apontando para o que seria um verdadeiro estudo geográfico da política. Ratzel mostrou que o estudo da geografia política só vai se preocupar com o meio ambiente - as características "naturais" do território, por exemplo (localização, formato, proximidade do mar, etc.) - desde que isso tenha relações com a vida política. Ele procurou estabelecer uma série de temas pertinentes à geografia política, que continuam a ser atuais (embora outros tenham surgido posteriormente): o que é o Estado e quais as suas relações com o território, soberania e território, o que é política territorial (uma expressão criada por ele), a questão das fronteiras, o que significa uma grande potência mundial, etc.
A palavra geopolítica, por sua vez, foi criada no início do século XX, mais precisamente em 1905, num artigo denominado "As grandes potências", escrito pelo jurista sueco Rudolf KJELLÉN. A geopolítica, enfim, conheceu um