Organização do espaço geográfico
1- INTRODUÇÃO:
A partir do momento em que o homem começou a modificar a natureza, plantando e colhendo, criando animais, erguendo construções, o planeta deixou de ser apenas um Espaço Natural para se transformar em um Espaço Geográfico, ou seja, um espaço humanizado, construído através da elaboração de idéias, construção e aprimoramento de técnicas, para a realização de trabalho. Á medida que mudam os instrumentos de trabalho, a sociedade também vai se modificando: surgem assim, novas formas de pensar, de morar, de se relacionar e conceber a natureza. Desenham-se espaços geográficos típicos de cada sociedade e de cada época. Por isso, ao olhar uma paisagem não podemos deixar de refletir sobre o modo como vive, e talvez, como viveu a sociedade que a construiu, e assim, discutiras novas formas de organização social que surgem com o avanço tecnológico.
2- A PAISAGEM GEOGRÁFICA:
Quando observamos uma paisagem, seja ela de um local cujas condições naturais estão preservadas, ou do centro de uma grande cidade, podemos assumir uma postura meramente contemplativa, considerá-la feia ou bonita, tranquila ou agitada. A forma como as paisagens se apresentam aos nossos olhos nos permite interpretar heranças do passado, tentar entender o presente e propor ações com vistas a melhorar o futuro. Ao compararmos paisagens de lugares diferentes rios e praias limpas ou poluídas, matas preservadas e áreas desmatadas, impactos ambientais provocados por diferentes tipos de indústrias e práticas agrícolas, etc., podemos avaliar e criticar o resultado da ação humana sobre o espaço, pois ela está impressa na paisagem. Leia no quadro a baixo, um trecho da obra do geógrafo Milton Santos, sobre a distinção entre paisagem e espaço.
3- COMO O HOMEM VIA E VÊ A NATUREZA
O homem, assim como os outros animais, age sobre a natureza no intuito de obter dela, alimento, proteção e moradia para si e para