Resenha Do Livro 1
Faculdade de Formação de Professores
Disciplina: Metodologia do Ensino da Geografia
Professor: Marcos Couto
Grupo: Caio do Prado Siqueira e Daiane Gonçalves
Yves Lacoste, nasceu em 1929,formou-se em geógrafo e geopolítico, entre 1947-1951.A partir de 1948, passou a fazer parte do partido comunista francês, mas os seus livros sempre tiveram algumas ideias marxistas .Em março de 1976 escreveu o livro, A geografia para fazer a guerra, mudando o nome do livro em 1985,em sua segunda edição para A geografia - serve em primeiro lugar para fazer a guerra. Pois queria deixar claro que a geografia serve como estratégia de guerra, mas não só para isso. Esse livro foi um marçco para a mudança da geografia e para o ensino da geografia.
PROBLEMAS DA GEOGRAFIA
Yves Lacoste expõe em seu livro alguns dos problemas que a geografia vem tendo ao longo de sua história, principalmente no seu debate se a geografia é uma ciência ou não . O interesse ou a falta de interesse em estudar geografia e a geografia dos professores que vem perdendo a sua característica em sala de aula .
Lacoste escreve que muitas pessoas consideram a geografia como algo desinteressante, pois para muitos a geografia pode ser facilmente substituída por outros meios que podem transmitir uma visão de mundo mais interessante do que os meios estudados em sala de aula. Como meios de comunicação e outras disciplinas . Mas a geografia é importante para todos os cidadãos.
A geografia tem consigo desde seu surgimento, um poder estratégicos ,baseado no entendimento e análise do espaço. Essas estratégias geográficas deveriam ser ensinadas nas escolas, pois essas estratégias não servem somente para fazer a guerra, mas principalmente entender as mudanças ocorridas no espaço . Lacoste trata a geografia dos professores, que atual muitas vezes inibindo os assuntos políticos e estratégicos, pois a geografia exerce o poder do pensar, pensar socialmente, trazendo questionamento sobre a