resenha do filme Você não conhece o Jack?
Você não conhece o Jack?
O filme você não conhece o Jack, aborda um tema polêmico, a eutanásia, e como todo tema polêmico é alimentado por debates críticos onde há sempre duas cabeças pensantes, uma aprovando o ato, levando sempre para o teor cientifico e outra completamente diferente sempre centrado no lado religioso da questão. Retratando uma história verídica, Jack Kerkovian, ou simplesmente Dr. Morte. Conhecido por lutar pelo direito do suicídio assistido, para que o paciente terminal possa escolher o final de sua própria vida, Jack inventou a "máquina do suicídio" que permitia ao paciente dar um fim ao que ele denominava de o próprio “sofrimento".
O filme não tenta explorar seu personagem como um assassino ou um ser desprezível, mas sim como uma pessoa humana, que de uma forma "caótica" queria ajudar. Sempre expondo o lado crítico e o solidário da situação, o que lhe permite analisar com mais cuidado essa complexa história. Kervokian auxiliou mais de 130 pacientes em casos terminais, estes pacientes vão atrás de Jack e este procura saber os motivos para que tal ato seja consumado e agindo sobre uma ética ele só auxilia aqueles que realmente tem a necessidade da eutanásia, pessoas com baixa auto-estima é excluída do processo e lhe é oferecido outro tipo de auxilio.
Após dispensar seu advogado e começar a praticar ele mesmo a eutanásia Jack Kervokian é condenado a prisão onde passa vários anos sendo finalmente liberado em 2007. Como forte critica a esse tema, temos o clero, que defende o direito a vida e a proibição de qualquer forma possível de eutanásia. No passar dos séculos, religiosos colocaram suas opiniões sobre o assunto. No Brasil, o tema não ficou de fora das rodas politicas e juntamente com o aborto foi palco de muitas brigas e discussões sobre oque seria certo ou errado. Dessa forma surgiu como previsto a um bom tempo a reforma do novo código penal, onde é pretendido colocar um artigo onde haverá uma brecha para