Lista Resolvida Custos da Produção
Prazo de entrega: 04 julho de 2014
1. Suponha que uma empresa fabricante de computadores tenha os custos marginais de produção constantes a $1.000 por computador produzido. Entretanto, os custos fixos de produção são iguais a $10.000.
a. Calcule as curvas de custo variável médio e de custo total médio para essa empresa.
O custo variável de produção de uma unidade adicional, o custo marginal, é constante e igual a $1.000: CV = $1000Q, e O custo fixo médio é . O custo total médio é dado pela soma do custo variável médio e do custo fixo médio: .
b. Caso fosse do interesse da empresa minimizar o custo total médio de produção, ela preferiria que tal produção fosse muito grande ou muito pequena? Explique.
A empresa preferiria a maior produção possível, pois o custo total médio diminui à medida que aumenta Q. Se Q se tornasse infinitamente grande, o CTMe seria igual a $1.000.
2 Suponha que uma empresa deva pagar uma taxa anual de franquia, que corresponda uma quantia fixa, independente da empresa realizar qualquer produção. Como esta taxa afetaria os custos fixos, marginais e variáveis da empresa?
O custo total, CT, é igual ao custo fixo, CF, mais o custo variável, CV. Os custos fixos não variam com a quantidade produzida. Dado que a taxa de franquia, FF, é um valor fixo, os custos fixos da empresa aumentam no valor da taxa. Logo, o custo médio, dado por , e o custo fixo médio, dado por , aumentam no valor da taxa média de franquia . Observe que a taxa de franquia não afeta o custo variável médio. Além disso, tendo em vista que o custo marginal é a variação no custo total associada à produção de uma unidade adicional e que a taxa de franquia é constante, o custo marginal não se altera.
3. Considerando ainda o exercício 3, agora suponha que seja cobrado um imposto proporcional ao número de unidades produzidas. Novamente, como tal imposto afetaria os custos fixos, marginais e variáveis da