Biografia Tarsila do Amaral
Tornando-se muito influente no modernismo, Tarsila do Amaral tinha como características principais em suas obras uso de cores vivas, influência do cubismo (uso de formas geométricas) e a abordagem de temas sociais, cotidianos e de paisagens do Brasil. Além disso, são consideradas suas principais obras: “A Negra”; “Antropofagia”, “Operários” e “Abaporu”. Entretanto, daremos certa relevância ao quadro de Tarsila chamado “A Lua”, de 1928. Essa obra foi muito importante e significativa para Tarsila por ser onde se concretizou o surrealismo em suas pinturas. Uma curiosidade sobre esste quadro é que, Oswald Andrade (ainda marido de Tarsila quando ela pintou este quadro) conservou “A Lua” até a sua morte.
O marido de Tarsila por ser muito conservador (devido a época) não aprovava sua presença na arte, e então meses após seu casamento, e logo após o nascimento de sua única filha (Dulce) eles se separaram. Tarcila então foi morar na fazenda com seus pais.
Mesmo tendo um pequeno período de carreira na arte, criou obras que diferenciaram e são muito importantes para a arte brasileira.
Tarsila teve uma tela sua no salão oficial dos artistas franceses em 1922. Nesse mesmo ano, ela volta ao Brasil e começa a participar de um grupo denominado “Grupo dos 5”, com a presença de:
• Anita Malfati
• Oswaldi de Andrade
• Mário de Andrade
• Menotti del Picchia
Vivendo nos últimos oito anos numa cadeira de rodas