Gestão de TI
INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Prof Marcia
Objetivos Gerais:
Estratégias de Leitura
Condutas que seguimos para algo ser realizado de uma forma melhor.
- Metacognitivas
-Cognitivas
Podemos ver um texto de uma forma consiciente e automatica ou fazer uma leitura mais consciente, onde percebemos elementos no texto que nos tornamos leituraes mais criticos. metaCognitivas, mais dificil de ler e entender o texto
Cognitivas, entendimento pelo conhecimento e estudo.
caracteristicas da leitura automatica: reduz meno numero do personagem do que se esta lendo.Canonicidade algo canonico que nos da um padrão, estrutura mais comnun de aparecer no dia-dia.
Ao vermos as coisas aconteceram não foge do cotidiano.
Ordem canonica, sujeito, verbo e complementos, objeto direto, adverbios.
Exemplo o Hino nacional, ordem indireta, sujeito nao inicia a oração e se torna mais confuso e requer esforço maior de entendimento. ordem direto, sujeito verbo e complemento.
Principios de coerência.
Não deve apresentar contradições, idéias bem organizadas em ordem e sem elementos contradit´rios.
Relevancia é importante, quando leitor le ja sabe que é mais importante no texto
Metacognitivas, previsão
Tronmos leitor mais critico lendo cada vez mais, temos alguns elementos que nos dfao outras dicas de leitura, genero de texto por exemplo.
- Genero de texto
- Autor
- titulo
Inferência
Quanto mais experiente e mais ceritico se torna mais inferencia faz em relação ao texto, observa-se a partir da leituro do texto mais nao estai realmente entendidos.
Leitura critica é um processo amplo de compreensão, não é somente realizada por meios dos elemtnos é combinação de varios elementos,
Sensoriais, emocionais, intelectuais, culturais, economicos, politicos. a forma que Combinamos proporcina uma leitura mais eficaz possível para o leitor.
Leitura: nivel pragmatico e linguistico - semantico
Pragmatica é nivel interacional.
linguistico