Resumo biografia Tarsila do Amaral
Tarsila passou toda sua infância nas fazendas de seu pai José; onde estudou em São Paulo no colégio Sion.
Em1904 em Barcelona na Espanha, Tarsila da origem a sua primeira obra “ Sagrado Coração de Jesus”.
Quando voltou para sua cidade natal casou-se com Andé Teixeira Pinto, onde teve uma única filha chamada Dulce.
Ao se passar alguns anos Tarsila e André se separam, fazendo com que ela inicia-se seus estudos em artes, começando pela escultura, com Zadig.
Em 1912 começou a ter aulas de desenho e pintura no ateliê de Pedro Alexandrino, onde conheceu Anita Malfatti.
Em 1920 foi estudar em paris na Academia Julien junto a Émile Renard, Tarsila ficou em Paris ate 1822.
Quando Tarsila voltou ao Brasil sua amiga Anita a introduziu no grupo modernista. Tarsila começou a namorar o escritor Oswald de Andrade; Formou grupo com Anita, Oswald, o escritor Mario de Andrade e Menotti Del Picchia, agitando culturalmente São Paulo com reuniões, festas, conferencias.
Em dezembro dia 22 Tarsila volta a Paris; Em 1923 Tarsila e Oswald se encontram, conheceram o poeta franco suíço Blaise Cendrars que apresentou toda a intelectualidade parisiense para eles. Então que ela estudou com o mestre cubista Fernand Léger e pintou em seu ateliê, a tela 'A Negra'. A figura da Negra tinha muita ligação com sua infância, pois essas negras eram filhas de escravos que tomavam conta das crianças e, algumas vezes, serviam até de amas de leite. Com esta tela, Tarsila entrou para a história da arte moderna brasileira. Buscava mostrar em suas obras cores vivas, paisagens rurais e urbanas, alem de fauna, flora e folclore brasileiro. Tarsila alcançou 50 anos de pintura. Sua filha faleceu antes dela em 1966; Tarsila faleceu em janeiro 1973, com 87 anos.