Resenha pponto de mutação
2716 palavras
11 páginas
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS GARANHUSCURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PÓLO SALGUEIRO
SANDRA SANTANA FREIRE
SALGUEIRO/PE
16/12/2011
SANDRA SANTANA FREIRE
RESENHA FILME
PONTO DE MUTAÇÃO
Trabalho Solicitado como requisito de avaliação da disciplina de Metodologia de Produção do Conhecimento sob a orientação do Professor Mestre Waldemar Alves da Silva Júnior.
“PONTO DE MUTAÇÃO”
O filme Mindwalk, "Ponto de Mutação" – 1990 - baseia-se no livro de Fritjof Capra, escrito no ano de 1982. Fritjof nasceu na Áustria no ano de 1939, físico e pesquisador no campo da ciência moderna, é Doutor em física pela Universidade de Viena, e autor de também do livro "O Tão da Física" que é considerado um best-seller internacional. O filme é dirigido por Bernt Capra – irmão de Fritjof , tem como atores Liv Ullmann, Sam Waterston, John Heard e Ione Skye a música é de Philip Glass.
O filme aborda um dialogo entre três pessoas que embora tenham estilos de vida, profissões e pensamentos diferentes, são abertas a novas idéias. O diálogo acontece em um castelo medieval – Mont Sant Michel, na França. São cidadãos americanos, fazem partes de núcleos sociais diferentes, mas que tem em comum a crise interior que enfrentam. O primeiro Jack Edwards (político) é senador e ex - candidato a presidência da república dos Estados Unidos da América, EUA. Ele se sente desmotivado com a política, argumentado não ter discurso próprio, tendo que repetir os discursos que seus assessores escrevem ou dizer o que as pessoas querem ouvir. O segundo é Thomas Harriman ator fracassado, professor de literatura e escritor (poeta) que se sente na crise de meia idade; veio para a França para fugir da competitividade das grandes cidades. Sonia Hoffmann é uma cientista especialista em física, que entrou em crise ao ver que sua pesquisa, não teve o fim pelo qual esperava medicina, tornando-se arma nas mãos dos militares