Você não conhece jack
CURSO DE DIREITO
AMANDA JACOB
GABRIEL BLANCO
JOÃO BATISTA
LUCIAH CORTEZ
INGRID PIRETTI
RESENHA FILME: VOCÊ NÃO CONHECE O JACK
GOIÂNIA
2012
AMANDA JACOB
GABRIEL BLANCO
JOÃO BATISTA
LUCIAH CORTEZ
INGRID PIRETTI
RESENHA FILME: VOCÊ NÃO CONHECE O JACK
Trabalho apresentado em cumprimento as exigências do curso de direito, referente a disciplina de Teoria Geral da Interpretação Jurídica, ministrada pela Prof.(a).Ms. Cristina.
GOIÂNIA
2012
O filme você não conhece o Jack, aborda um tema polêmico, a eutanásia, e como todo tema polêmico é alimentado por debates críticos onde há sempre duas cabeças pensantes, uma aprovando o ato, levando sempre para o teor cientifico e outra completamente diferente sempre centrado no lado religioso da questão.
Retratando uma história verídica, Jack Kerkovian, ou simplesmente Dr. Morte! Conhecido por lutar pelo direito do suicídio assistido, para que o paciente terminal possa escolher o final de sua própria vida, Jack inventou a "máquina do suicídio" que permitia ao paciente dar um fim ao que ele denominava de o próprio “sofrimento".
O filme não tenta explorar seu personagem como um assassino ou um ser desprezível, mas sim como uma pessoa humana, que de uma forma "caótica" queria ajudar. Sempre expondo o lado crítico e o solidário da situação, o que lhe permite analisar com mais cuidado essa complexa história.
Como forte critica a esse tema, temos o grande clero, que defende o direito a vida e a proibição de qualquer forma possível de eutanásia. No passar dos séculos, religiosos colocaram suas opiniões sobre o assunto, e como exemplificação segue abaixo a literalidade de uma critica sobre o tema: "Toda forma de eutanásia direta, isto é, a administração de narcóticos para provocarem ou causarem a morte, é ilícita porque se pretende dispor diretamente da vida. Um dos princípios fundamentais da moral natural e cristã é que o homem não é senhor e proprietário, mas apenas