Pessoas com deficiência: uma análise crítica sobre a inclusão no mercado de trabalho
No presente trabalho busca uma reflexão sobre as perspectivas de inclusão social da pessoa com deficiência no mundo do trabalho. Discutiu-se como a pessoa com deficiência percebe o processo de inclusão social na família e em suas relações com o mercado de trabalho, analisando suas percepções, expectativas e angústias diante deste processo. A idéia da pesquisa surgiu da prática profissional em Serviço Social na Empresa Aurora onde nos deparamos com situações de conflito vivenciadas pelas pessoas deficientes em relação à sua inserção no mercado de trabalho.
As questões que nortearam este trabalho puderam ser construídas a partir das seguintes indagações: Quais os efeitos que a inclusão no mercado de trabalho produz na vida das Pessoas Com Deficiência?
A justificativa da busca desse conhecimento baseia-se no fato de que os sentimentos e as expectativas da pessoa com deficiência em relação ao processo de inclusão no mercado de trabalho são elementos fundamentais para que ela possa viver plenamente o processo de sua inclusão social na família e no trabalho.
Dizem que para se sentir completo todo ser humano precisa plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho, não necessariamente nessa mesma ordem. Mas para se sentir feliz hoje em dia as pessoas sonham e almejam muitas coisas, como poder estudar, ter um parceiro, construir uma família, um lar, e ter condições de sustentá-lo. Um dos valores mais preciosos do homem é o trabalho. Trabalhar é sinal de caráter, orgulho e satisfação. Deixa o homem mais forte, lhe atribui mais motivos para viver. O trabalho é tão importante que tem lei, prêmios e data. No mês de maio todos que sabem o que é levantar cedo, ou passar a madrugada em claro orgulham-se ainda mais da sorte de ter um emprego. É por isso que essa vitória é comemorada.
Sendo assim, o homem ao produzir a sua própria existência produz a si mesmo. Isso significa que o trabalho consiste em uma condição inexorável da existência humana, pois observa-se