O capital resenha
Assunto: Resenha do filme “O Capital”
Disciplina: Ciência Política e Teoria do Estado
Data: 15/05/2014
Resenha filme “O capital”
Uma bola de golfe e o movimento de levantar o taco antes de dar o golpe. Essa sequência faz Jack Marmande cair no chão com muitas dores. O presidente do banco Phenix escondia um câncer nos testículos, mas acaba tendo a doença revelada para os acionistas. Ele indica o executivo Marc Tourneuil para lhe substituir como presidente e, apesar das resistências do comitê gestor do Phenix, consegue colocar o sucessor no cargo. O substituto conhece bem o cenário, e percebe que está sendo colocado no cargo por um tempo limitado. Por ter esta noção, ele começa a se cercar de garantias para tirar o melhor proveito possível da situação.
O protagonista deste filme funciona com a seguinte lógica: se você vai ser explorado, explore e contra-ataque primeiro. Marc Tourneuil sabe como a máquina trabalha, tem claro que será usado e que há muito dinheiro em jogo. Por isso mesmo, ele resolve não apenas tirar o melhor proveito possível da situação, como também se arma de todas as formas contra os seus inimigos.
“O Capital” mostra a selva de pedra dos grandes bancos por dentro. Essa ambição, aliás, fica evidente logo nos primeiros minutos do filme. Tourneuil se arma logo no início contratando um investigador chamado Jean Rameur que deve ficar atento a todos os personagens que cercam ao novo presidente do Phenix. As informações privilegiadas que ele consegue para o protagonista acabam sendo fundamentais para as decisões que ele toma.
Fascinado pelo poder que o dinheiro pode trazer, Tourneuil parece alimentar o próprio ego e a ambição de conseguir tudo o que deseja enquanto a história avança. Ele é o símbolo daquele ambiente corporativo onde os homens e mulheres não tem