Resenha do filme Filhos do Silêncio
ESCOLA DE BIBLIOTECONOMIA – EB
JÚLIA NEVES FERREIRA CUNHA
Rio de Janeiro
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Licenciatura em Biblioteconomia
Professor: Tiago Batista dos Santos
Disciplina: Lingua Brasileira de Sinais
Aluna: Júlia Neves Ferreira Cunha
Resenha com base no filme
"Filhos do Silêncio”
O filme trata de uma escola de surdos, onde o professor James Leeds usa de técnicas para que, através da música, eles consigam falar e, assim, se integrarem mais com a sociedade. Na escola, James conhece Sarah, que é uma ex aluna surda que virou faxineira da escola. Ela tinha muitos problemas na infância por ser surda e não conseguir falar, e por isso tem muitos problemas de relacionamento. Por ter sofrido tanto, Sarah vive em um mundo só dela, fechada para todas as outras pessoas, pois só assim se sente segura.
Leeds encara então como um desafio a ideia de ajudar Sarah e tenta inúmeras vezes ensina-la a falar, mas ela se mostra irredutivel. Apesar das diferenças eles se apaixonam e Sarah começa a ter alguns progressos porque passa a interagir com mais pessoas e a sair de seu mundo isolado, apesar de continuar sem querer falar. A partir daí, Sarah resolve mostrar para todos que não é porque é surda que não pode fazer tudo que os ouvintes fazem.
O filme mostra a dificultade de inserir os surdos na sociedade porque eles sofrem preconceito de várias partes. Sarah vivia na defensiva, achando que as pessoas tinham pena dela e que queriam só usa-la e fazer piada depois. Mostra a quebra de preconceitos e de barreiras estipuladas pelos ouvintes e pelos surdos, que podem viver juntos apesar das diferenças.
Leeds e Sarah tentaram um entrar no mundo do outro para que pudessem entender o que cada um sentia e fazer dar certo o relacionamento. Quando ela pede pra ele representar a música para que ela consiga entender o que ele sente ao ouvir e