RESENHA DE JACK
Instituto de Desenvolvimento do Maranhão/Idem
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
Disciplina: Educação Especial
Prof. Leandro Silva
Resenha do Filme “Black”
Penalva
2015
Jacqueline Pereira Sousa
Resenha do filme “Black”
Resenha apresentada à disciplina Educação Especial para obtenção de nota sobre a orientação do prof.º Leandro silva.
Penalva
2015
1. Introdução
Esta resenha foi baseada no filme indiano “Black”, inspirado na vida da escritora Helen keller, produzido em 2005. O filme retrata a história de uma criança que ficou cega e surda alguns meses após o seu nascimento, em uma época em que pessoas com deficiências eram fortemente excluídas da sociedade. A criança personagem destaque do filme chamava-se Michelle.
2. Resumo
Michelle cresce sem conseguir se comunicar com o mundo, e seus pais não conseguem e não sabem como educá-la, sem receber nenhum tipo de carinho e afeto de seus pais que a consideravam como se fosse um animal, ela se tornou uma criança agressiva, violenta e triste.
Um dia sua família decidiu falar com um homem, chamado de Debraj Sahai que tinha conseguido ensinar crianças cegas e surdas com sucesso, cujo seu único problema era ser alcoólatra. Então, eles contrataram para ensiná-la, mas, a princípio o seu método didático não agradou a família, nem a Michelle. Com muito esforço e persistência ele conseguiu criar uma via de comunicação com Michelle que até então vivia na escuridão, num mundo negro. Ele conquista a confiança da mãe, e principalmente do pai que existia em acreditar que o trabalho desenvolvido por ele fosse possível. Michelle cresce tendo Sahai como professor, amigo e companheiro, e todos admiram sua desenvoltura, apesar dos problemas.
O tempo foi passando, Michelle crescendo e os avanços também, a criança foi alfabetizada, aprendeu a soletrar, atribuiu significados as coisas, adquiriu capacidade de convívio social. Michelle e seu professor