Resenha do filme "contato" 1997
O longa relata a história da cientista Eleanor Arroway, Ellie, que trabalha para o SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence - Busca por Inteligência Extraterrestre) e realiza uma busca incessante por alguma civilização extraterrestre.
Ellie é especializada em radioastronomia e, desde pequena, influenciada por seu pai, que faleceu quando ainda era uma criança, mostrava interesse em comunicação via rádio.
Ellie é totalmente racional e sistemática e, apesar de sua dedicação pela busca, seu trabalho é comprometido pela falta de credibilidade com os demais cientistas, governo e investidores, que não viam, até a real descoberta de Ellie, uma aplicação prática neste investimento. Muitas empresas, apesar de saber a dimensão da importância da ciência para humanidade, preferem não investir em pesquisas científicas por não enxergar rentabilidade em sua prática.
Depois de conseguir financiamento de uma empresa privada, Ellie capta um sinal supostamente vindo da estrela Vega e anuncia sua descoberta para toda a imprensa, provocando a fúria do governo norte-americano, no qual exige que qualquer outra descoberta, passe pelo filtro do Departamento de Segurança Nacional.
A partir do sinal captado, é identificada uma mensagem cifrada dentro da primeira transmissão televisiva realizada na Terra, os Jogos Olímpicos de Berlim, na qual contém Hitler realizando um discurso. Após a decodificação da mensagem, Ellie encontra instruções para a construção de uma máquina que, supostamente, realizará o transporte até a estrela Vega.
Concomitantemente, Ellie tem um romance com Palm Joss, um teólogo famoso em defender que a tecnologia traz males à sociedade. Em parte do filme, Palm e Ellie travam um diálogo sobre a razão científica e