Trabalho, família e adolescência
1. INTRODUÇÃO
A adolescência é uma etapa de desenvolvimento na vida do ser humano onde este procura um novo modo de visão de si e do mundo. É uma reedição de todo desenvolvimento infantil visando definir o caráter ideológico, social, vocacional e sexual.
Essa progressão acontece num período característico que é diferente em cada individuo, e é nesse período que o adolescente se vê comprometido com as revelações de seus instintos que são externados através de seu comportamento e quem nem sempre aceitos pelo meio social em que vive.
Podemos dizer que adolescência é a fase da vida humana onde acontecem mais conflitos, pois o adolescente, em busca de identidade adulta, passa por este período agitado.
O objetivo deste trabalho é expor as teorias e pontos de vista de alguns pesquisadores dessa área, além de evidenciar alguns conflitos existentes na relação entre família e adolescentes.
Este tema possui uma forte ligação com a educação. Portanto, faz-se necessário um entendimento sobre este assunto, já que no dia-a-dia da sala de aula também enfrentaremos algumas inseguranças por parte dos jovens. Dentro desse contexto, esse trabalho se justifica, pois aborda os principais pontos, e contribuindo como fonte de informações para interessados que atuem nessa área.
2. A FAMÍLIA E O ADOLESCENTE
Nesta fase, é importante que a família seja mais flexível nas expectativas, criticas e ansiedades em relação ao jovem. Deve-se proporcionar autonomia para o adolescente desenvolver seus papéis adultos deixando que ele mesmo faça suas escolhas conquistando sua independência.
Os pais precisam ter um relacionamento mais maduro com os filhos que estão crescendo. Para alguns pais é muito difícil deixar de tratar os filhos como crianças. É necessário também, uma maior atenção nas necessidades dos filhos, que nessa época de transições tornam-se mais evidentes.
O filho quer conquistar sua independência, mas se o pai lhe dá esse direito sem impor