Adolescência
A adolescência é um período da vida do ser humano repleto de rupturas, descobertas e crescimento.
O docente deste público necessita ter um conhecimento amplo sobre essa fase da vida, para realizar um bom trabalho.
No decorrer deste trabalho serão apresentados os desdobramentos de uma pesquisa, realizada por meio de questionário dissertativo entre jovens da faixa etária de 13 à 16 anos, bem como análise dos depoimentos com base nas referências citadas.
REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Schencker & Minayo (apud Pratta; Santos, 2007), a adolescência é um período de descobertas dos próprios limites, de curiosidade por experiências novas, de questionamentos dos valores e das normas familiares, de grande adesão aos valores e normas referentes ao grupo de amigos, de rupturas e de aprendizados, sendo uma etapa caracterizada pela necessidade de integração social, pela busca da auto-afirmação e da independência individual e definição da identidade sexual.
Essa fase do desenvolvimento humano tem início com as mudanças físicas que ocorrem com os indivíduos a partir da puberdade. Neste sentido, torna-se importante pontuar que puberdade e adolescência, apesar de estarem diretamente relacionadas, correspondem a dois fenômenos específicos, ou seja, enquanto a puberdade envolve transformações biológicas inevitáveis, a adolescência refere-se aos componentes psicológicos e sociais que estão diretamente relacionados aos processos de mudança física gerados neste período.
Em várias culturas é na adolescência que o sujeito encontra a motivação para o desenvolvimento da personalidade, ligado a isto, está à necessidade de ser aceito e reconhecido. Esta auto-realização e desenvolvimento significa colocar em ação a própria capacidade e desenvolvê-la continuamente. Para estar completamente integrado ao mundo adulto, o adolescente necessita encontrar um caminho para desenvolver algumas tarefas, como:
A separação